Metalife
X
LOGIN
Esqueceu sua senha?
ou
X
CADASTRAR
Selecionar foto
Nascimento*
Exercícios físicos e saúde mental
Exercícios físicos e saúde mental
A relação entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental já é um consenso entre os profissionais de saúde.

Diante da redução dos níveis de atividade física entre a população global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera que estamos vivendo uma epidemia de sedentarismo. Ou seja, a falta de exercícios deixou de ser uma preocupação meramente estética para se transformar em um grave problema de saúde pública, responsável por dois milhões de mortes a cada ano.
Em geral, quando se mencionam os riscos do sedentarismo para a saúde, na maioria das vezes fala-se muito de hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Mas o impacto dos hábitos sedentários na saúde mental pode ser igualmente devastador. Dados mostram que pessoas moderadamente ativas têm menos risco de desenvolverem transtornos mentais do que as sedentárias.

O indivíduo sedentário costuma apresentar problemas de autoestima, autoimagem, depressão, aumento de ansiedade, estresse, até mesmo um maior risco para desenvolver os males de Alzheimer e de Parkinson.

Isso mostra que a participação em programas de exercícios físicos pode trazer benefícios tanto na esfera física quanto na psicológica!

Além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de atividade física também melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral.

Fazer exercícios contribui para melhorar a autoestima, o autoconceito, a imagem corporal, as funções cognitivas e de socialização de pacientes que apresentam algum risco de saúde mental.

Nesse caso, atividade física significa qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética e que resulta em gasto energético para o indivíduo. Desde uma simples caminhada diária até treinos regulares de musculação, o que importa é estar se exercitando!
A atividade física regular é uma das melhores ferramentas para prevenção de diversas doenças e promoção da saúde. No caso do combate ao estresse não é diferente.

Há uma relação direta entre atividade física e relaxamento. Algumas pessoas relaxam ocupando-se de grandes atividades motoras como esportes, corridas ou exercícios físicos, enquanto outras preferem exercícios respiratórios e relaxamento progressivo para aliviar o estresse.

Além de liberar endorfinas no cérebro, a atividade física ajuda a relaxar os músculos e aliviar a tensão. Com o corpo menos tenso, a mente automaticamente passa a se sentir melhor.

O exercício físico também é reconhecido como um importante aliado no combate à depressão, nos casos leves e moderados. A atividade física proporciona a distração dos estímulos estressores, além de dar ao paciente um maior controle sobre seu corpo e sua vida. Isso sem contar a oportunidade de interação social com o convívio com outras pessoas.
Os exercícios mais indicados para prevenir a depressão são a caminhada e a corrida. Por serem exercícios aeróbios, facilitam a produção de monoaminas cerebrais e promovem efeitos psicossociais que reduzem os sintomas da depressão.

É importante lembrar que o exercício será ainda mais eficiente se for agradável de praticar, não competitivo, previsível e rítmico!

Tudo isso torna a atividade física uma ferramenta indispensável para a promoção da saúde mental, com custos consideravelmente menores quando comparados com outras abordagens terapêuticas e medicamentosas.